terça-feira, 27 de abril de 2010

Júlio Prates de CastilhosJúlio Prates de Castilhos

Júlio Prates de Castilhos
(Advogado, Político e Jornalista)
1860 - 1903

Político e jornalista brasileiro nascido dia 29 de junho 1860 na Fazenda da Reserva, em Vila Rica, hoje Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul.



Um dos republicanos históricos da política brasileira no início deste regime político no Brasil. Depois de se formar em Direito em São Paulo (1881), filiou-se às campanhas pela abolição e pela república e voltando a Porto Alegre, dividiu-se entre a advocacia e a política, ingressando no PRR (Partido Republicano Rio-Grandense).





Colaborador e depois diretor de A Federação, jornal de propaganda republicana fundado àquela época (1884), impôs-se como articulista polêmico.


A 21 de março de 1889 organizou com seus correligionários a Convenção Republicana na Fazenda da Reserva para articular uma ação revolucionária contra o monarquismo.


Eleito Deputado ao Congresso Constituinte Republicano (1890), formou a corrente ultrafederalista e defendeu o projeto de organização estatal positivista, o que lhe garantiu prestígio entre os militares que apoiaram Floriano Peixoto como sucessor de Deodoro da Fonseca.

oi eleito pela Assembléia Estadual (1891) o primeiro Presidente do Estado sulino após a proclamação da República, e redigiu o projeto da Constituição gaúcha (1891), baseada nos princípios positivistas, e que foi promulgada nesse mesmo ano. Os princípios da Carta colocaram nas mãos do Presidente poderes ditatoriais e foram motivos de grandes disputas políticas e de duas Revoluções no Rio Grande do Sul (1893 / 1923).



Se manteve como Presidente estadual até 1897 quando passou o mandato para Borges de Medeiros. (ANTONIO CHIMANGO)


Faleceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, como chefe do Partido Republicano Rio-Grandense, vítima de um câncer de laringe que ocasionou sua morte, no início do ato cirúrgico para extirpação do tumor, certamente por efeito do clorofórmio, pois já sofria de graves crises de asfixia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário