quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Coordenadora do Museu Vila Rica participa da 7ª Primavera dos Museus



         A 7ª Primavera dos Museus é uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus buscando valorizar as culturas africanas e, neste pensamento salientam que nos nossos museus, encontramos fragmentos materiais e imateriais das vivência africanas, que transbordam em relatos, sons, lutas e conquistas a serem preservados em espaços reais e virtuais.
  Com o Tema: Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira , a Coordenadora do Museu Vila Rica - Rosane Padilha esteve no dia 25 de setembro, em Palestra e Exposição do Assunto no Museu Educativo Gama d'Eça /UFSM juntamente com várias pessoas ligadas a área de museus e estudo de História. Dentre elas foram recebidos pela Diretora Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte, Marcio Flores  Coordenador Geral do Sistema Municipal de Museus de Sta Maria, a Palestrante Vania Maria Souza Paulon - Assunto Específico: Ação dos Quilombos - Projeto Pilão, Sérgio Marques - Acadêmico em Relações Públicas/ Comunicação Social /UFSM e equipe de funcionários dos museus ali representados.
Na função de Coordenadora do Museu Vila Rica ,vejo que o IBRAM lança uma proposta de valorização e divulgação do patrimônio cultural afrobrasileiro em todo o país ,enfatizando a importância da ampliação do papel social desempenhado pelos museus na disseminação  do conhecimento e da reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente.


 Coordenador Sistema Municipal de Museus - SM Marcio, Coordenadora Museu Vila Rica Rosane Padilha e Coordenadora do Museu Educativo Gamad'Eça/ UFSM Maria Izabel Maria da Rocha
                                                           Parte do  Público Presente

                                                            Seção das Espécies

                                                  Palestrante Vania Paulon - UFSM

                              Parte do Grande Acervo e Memorial Professor Mariano da Rocha

                                           Igaçabas - Urnas Funerárias Indígenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário